segunda-feira, 6 de julho de 2009

04/07/2009 – Encontro de catequizandos de 3ª fase – Paróquia Nossa Senhora do Pilar



EU CATEQUIZANDO, DEUS E A IGREJA


(Outras fotos deste encontro estão disponíveis no Orkut da Pastoral Catequética |Clique aqui|)



Oração inicial

O encontro foi iniciado com uma oração de acolhida, agradecendo a Deus por todos estarem reunidos. Por intermédio do seminarista Wilson, na música “Eu te escolhi” o chamado de Deus que os catequizandos receberam para acolher a sua Palavra na catequese. Este foi um momento de acolhida e preparação.







Recapitulando: eu, o outro e Deus

Neste momento foi feita uma apresentação de fotos que mostravam diversos conteúdos: situações engraçadas, fotos de Jesus e também fatos que marcam a nossa realidade (pobreza, guerras, fome etc). Depois das fotos o seminarista Cristiano motivou as crianças a fazerem uma leitura da nossa realidade, analisar também a realidade dos outros e por fim a manifestação de Deus em nossa vida.


Para finalizar este tema foi passado um vídeo da música “Quando Deus te Desenhou”, mostrando que todos nós fomos criados por Deus porque ele nos ama. Foi muito divertido!







O Sacramento da Confissão

O seminarista Luis mostrou aos catequizandos os passos para se fazer uma boa confissão e conscientizou-os que não há porque ter medo ou vergonha de contar os pecados ao padre. Sendo assim este sacramento, além de purificar nosso coração, ele nos prepara para receber Jesus através da Eucaristia.







Intervalo
Momento de “pausa para a meditação”.



Sacramento da Eucaristia: alimento para servir na comunidade e na Sociedade
Na volta do intervalo, depois de “abastecidos”, o seminarista Wilson faz a dinâmica “vivo e morto”, fazendo com que o catequizando toque em objetos e responda se está vivo ou morto e por fim, mostrando uma hóstia faz a seguinte questão: “este está vivo ou morto?”, aí todos de maneira esperta respondem que ela se torna viva quando é consagrada pelo padre.


Depois o seminarista Alvaro fez uma bonita reflexão sobre o sacramento da Eucaristia, falando de sua importância, pois ao reberbermos a Eucaristia, estamos reconhecendo a presença de Cristo vivo. Alvaro falou também que este sacramento nos leva a inserção na Vida de Comunidade e que a primeira comunhão é motivo de muita alegria.






Intervalos entre as reflexões
A cada pequeno intervalo entre as reflexões era momento de músicas (“... Eu tinha uma Casinha que era assim...”, ”...Todo mundo vai pegar a mão de Deus lá no céu e vai trazer aqui na terra...”, “...’tô’ balançando mas não vou cair...”, “...na dança de Nazaré...”). Mui divertido!








Momento mariano
Este momento não pode deixar de faltar: o seminarista Cristiano mostrou através de seu testemunho de vocacional a importância de Maria em nossa vida, pois ela é nossa mãe e intercessora. Foi muito emocionante!







Momento final
Para fechar o encontro, o seminarista Luis falou do Ano Catequético: o significado dos símbolos na chama catequética (Pão, Bíblia, círio Pascal etc) e por fim ouve um momento de oração do Ano Catequético e foi distribuída aos catequizandos uma “mini-chama catequética” para que todos sejam discípulos e tenham a missão de levar esta “chama ” que ilumina nossa vida que é Jesus, para todas as suas famílias, parentes e amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário